top of page
Thaísa Freitas

Passeio: Acampando na Serra do Cipó!

Atualizado: 17 de set. de 2020


A um bom tempo Lara vinha nos pedindo para acampar... 

Apesar de eu e papai já termos acampado algumas vezes, sempre descartamos a ideia de levá-los nessa aventura... até que neste feriado pensamos: Porque não?


Escolhemos um camping que já conhecíamos, o ACM Camping na Serra do Cipó. A cachoeira do Véu da Noiva, a mais famosa da Serra fica dentro desse camping e ele tem uma estrutura muito boa! Com capacidade para até 300 barracas, o camping conta ainda com uma vestiário com banheiros e chuveiros com água aquecida, espaço para lavar roupas e utensílios, lanchonetes, quadras esportivas, e portaria 24 horas! Além disso tem uma grande piscina de agua natural e corrente e a atração principal... a cachoeira Véu da Noiva.

Saímos de casa bem cedinho e chegamos na Serra por volta das 08:30. Arrumamos um bom lugar no gramado, levando em consideração a incidência solar naquele horário... pois pensamos que acordar com o sol batendo na barraca não seria legal ne?


Barraca montada, saímos em direção a cachoeira, aproveitando que o sol ainda não estava muito quente para a caminhada! A cachoeira fica dentro do camping, e para chegar nela percorremos uma trilha super bem sinalizada de mais ou menos uns 7 minutos...

Apesar de tranquila a caminhada, Theo não conseguiu andar por ela... acabei levando-o de cavalinho até a cachoeira! Lara adorou a caminhada, se sentiu a própria Dora aventureira!

Chegando lá, o papai foi o único corajoso a entrar na água! Como já sabem, água de cachoeira é extremamente gelada, e nós não tivemos a mesma coragem que ele!


Não demoramos muito a descer para o camping novamente, ai resolvemos começar nosso piquenique!

Nós levamos bebidas em um cooler já com gelo, então o refrigerante dos meninos e a nossa cervejinha já chegou lá geladinha! Levamos também algumas coisinhas para beliscar...

As coisinhas de café da manhã nos levamos também, mas as maiores refeições acabamos fazendo na lanchonete ou nos restaurantes da cidade!

Eu Lara e Theo acabamos voltando na parte da tarde lá na cachoeira! Nossos amigos tinham chegado para passar o dia com a gente e animamos de subir novamente para levá-los lá! Otávio que é menor, foi no colo do vovô Silvio assim como o Theo foi no meu, já Lara e Renato, foram desbravando todo o caminho na companhia da Isabella, mães dos meninos!

Claro que a água continuava gelada, mas desta vez nós animamos entrar... e ainda tiramos fotos lindas!


A noite fomos passear e jantar no vilarejo... 

Com muitas opções de restaurantes, o centrinho tem ainda algumas lojinhas de artesanato! Escolhemos jantar no Panela de Pedra, um dos restaurantes mais central na cidade e que tem uma estátua gigante do Juquinha na porta! Gostamos do restaurante mas nada espetacular! E ele também tem musica ao vivo!

Do ladinho do restaurante tem uma lojinha de brinquedos educativos de madeira, coisa mais linda! Tudo muito interessante, lúdico e colorido! A loja chama-se Brinquedo Ciranda. Acabamos comprando um tradicional tangram para a Lara e o Oráculo para o Theo: um jogo de bolinhas de gude, com regras fáceis e que se ganha na sorte, o que é melhor para ele entender!

Ah, e ainda tomamos sorvete na Sorveteria Tropicália! Sorvete muito gostoso e com várias opções... também bem na área central!


Voltando para o camping, chegava a hora mais esperada pelos meninos, contar historias de terror a luz de lanternas... Confesso que não me arrisquei a contar historias, e as do papai estavam mais engraçadas do que horripilantes! Hahaha

Mas a farra foi uma delicia!


Acordamos cedinho e fizemos nosso piquenique de café da manhã! Foi ai que eu surpreendi o papai sugerindo que fizéssemos a trilha dos escravos! Nós já tínhamos feito ela a alguns anos atrás, quando Lara ainda estava dentro da barriga, e lembrávamos que ela era um pouco longa... mas mesmo assim animamos! Eu disse a ele que valeria o esforço para mostrar os meninos lugares tão lindos!

Saímos em direção a trilha, todos andando... somente nos lugares onde era difícil eu pegava o Theo de cavalinho e Lara andou o caminho todo! A trilha toda deve ter dado uns 20 minutos de caminhada... Chegamos ao nosso destino: dois poços de água clara e gelada! Para variar o Theo não quis entrar, mas mesmo assim aproveitamos bastante!


Voltamos, deitamos um pouco debaixo da sombra de uma arvore e os meninos foram brincar, até que fomos almoçar ali mesmo no restaurante do Camping e depois juntamos as coisas para ir embora! Voltamos para a casa com o coração recarregado de lembranças gostosas, de sorrisos no rosto e com uma principal lição: As crianças não precisam de muito para serem felizes... seja num hotel ou seja numa barraca no camping, o que conta para eles é como você conduz essa situação! Se a família está feliz, unida e se divertindo num camping aquele será o melhor lugar do mundo para eles!

Sabe uma coisa que eu aprendi de um tempo para cá e que cada dia mais venho dando valor? Os seus filhos vão conhecer do mundo, o mundo que você apresentar para eles! Ou seja, se seus filhos ficam sempre em casa, com eletrônicos, sem correr, sem brincar, sem conviver com a natureza, bichos, ar puro, esse vai ser o mundo dele! Não o mundo que ele vai viver para sempre, mas o mundo que ele vai se identificar,  e é tão bom a gente se identificar com a diversidade não é? Então eu me esforço bastante para dar aos meninos um tempo de qualidade comigo e com o papai, um tempo onde eu posso mostrar para eles tudo que eu já conheço, tudo de vivencia que eles precisam, todas as experiências possíveis... um mundo inteiro de descobertas!

Nós gostamos tanto de acampar que já estamos procurando outras áreas de camping legais para conhecermos!  Você conhece alguma? Nos indique aqui! Já acampou com crianças ou quando era criança?  Me conta como foi!!!

Beijos e mais beijos!



29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page