top of page

Passeio: Santuário do Caraça

Thaísa Freitas

Atualizado: 20 de mar. de 2021

Crie um subtítulo para o post no blog que resume numa frase curta e atraente o seu post. Assim seus leitores vão querer continuar a ler.



Final de semana é dia de que??? PASSEAR!!!

Nem que seja um bate e volta rapidinho! Então no sábado passado fomos rumo ao Santuário do Caraça!


Minha irmã e o marido dela, são a animação em pessoas para passeios assim! Não é atoa que eles já conhecem quase que Minas Gerais (quiçá o Brasil) inteiro!

Foi ela quem nos convidou, e também foi um casal de amigos nossos com dois filhos...

Acabou que saímos um pouco mais tarde que o previsto e ainda pegamos muito, mas muitooo trânsito, visto que a estrada que vai para lá está em obras (desde que eu me entendo por gente, diga-se de passagem).

Chegamos no Caraça por volta de onze e alguma coisa da manhã!

📷

Para entrar no Caraça (para passar o dia, quem vai se hospedar paga mais né) nos pagamos 18 reais por pessoa, e as crianças menores de cinco anos não pagaram!

Para quem não sabe o Caraça abrigou o colégio que tornou-se referência do ensino para a elite de todo o Brasil. Dois futuros presidentes da República fizeram seus estudos e outros tantos ex-alunos se tornaram governadores de estado, senadores e deputados, altas autoridades eclesiásticas.

O Colégio funcionou até 1968, quando um incêndio destruiu parte das instalações destinadas aos alunos.

📷

Hoje, nas ruínas do incêndio funciona um museu com algumas peças bem antigas.. como ferro de passar, balanças, seringas de vidro e até as louças usadas naquele tempo!

E ainda, na parte superior, uma biblioteca com um acervo de mais de 30.000 volumes, dentre elas 2.500 obras raras.

📷 Nós conhecemos os jardins, cada um mais lindo que o outro, as catacumbas e o Santuário Neogótico de Nossa Senhora Mãe dos Homens, construída a partir de 1876 para comportar o número cada vez mais crescente de alunos do colégio. 📷 Como já chegamos bem próximo ao horário do almoço, logo fomos nos servir! Pagamos 28 reais por pessoa para comermos a vontade (bebidas a parte), e novamente as crianças até cinco anos não pagam! Sabe aquela comidinha de vó? Arroz, feijão, anguzinho, franguinho com quiabo, abobora, carne de panela... assim é o almoço la! Bem simples mas cheio de amor e afeto! Coisa mais gostosa da vida!! Ah, a pedidos do Theo, a funcionaria do restaurante fez para ele um ovo frito... imagina aquele ovo com a gema te vermelha... caipira... da geminha mole escorrendo no arroz! Era exatamente assim! Maravilhoso! 📷 Ah, e de sobremesa ainda tinha Mingau de milho e doce de Cidra! Mais casa de vó impossível! Depois do almoço, passamos rapidinho num parquinho que fica pertinho do restaurante e já era hora de caminhar e conhecer parte do complexo natural do parque! 📷 Todo território do parque foi transformado em Reserva Particular do Patrimônio Natural em 1990, entre as atrações do Parque destacam-se as quedas d'água, rios, lagos e grutas, acedidas por trilhas. Dentre as diversas trilhas, algumas podem ser facilmente feitas por adultos e crianças, sem a necessidade de guia, já outras, só são permitidas com o auxilio de guia/condutor.

📷 Nós fomos a Cascatinha, que fica a dois kilometros do Santuário, com uma trilha super fácil de percorrer em que os meninos conseguiram andar por ela toda! É a queda d'água mais visitada justamente por ser perto do Complexo. Claro que a água era mega gelada e eu nem arrisquei entrar... e os meninos só entraram com os pés. 📷 📷 📷 Na volta, passamos na Prainha! Como o nome já diz, realmente é uma praia de águas calmas e areia branca! Mas também de água gelada! 📷 Quando retornamos da trilha da prainha, já estamos no limite do nosso horário! Os visitantes que não irão passar a noite na Pousada do Santuário, precisam deixar o lugar antes das 17:00, e estão sujeitos a multa se não cumprirem esse horário! Voltamos para a casa com as baterias recarregadas e muita vontade de voltar... mas agora para passar a noite e ver o principal atração do parque: os lobos guaras que chegam pertinho do Santuário para se alimentarem! 📷 Ah, esqueci de contar para voces, porque a Serra do Caraça tem esse nome né? Talvez alguns de vocês ainda não saiba! Há Duas hipóteses para este nome: "1. Caraça seria o formato de um rosto humano na Serra do Espinhaço: é explicação corrente no tempo do Colégio e comentada por Dom Pedro II, em seu diário (11-13 de abril de 1881). O que pesa contra esta explicação é o fato do Caraça ter sido sempre citado no masculino e nunca no feminino (Serra da Caraça), como deveria ser já que caraça, compreendido como cara grande é palavra feminina. 📷 2. Caraça seria o grande desfiladeiro existente na Serra do Espinhaço nesta região: explicação dada por Auguste de Saint-Hilaire (1816) e acolhida por José Ferreira Carrato, em sua tese de doutorado sobre o Caraça (As Minas Gerais e os Primórdios do Caraça), publicada em 1963. Caraça, em tupi-guarani, significa desfiladeiro ou bocaina, como hoje é chamado o portentoso vale entre os Picos do Sol e do Inficionado."

📷 E ai? Gostaram da dica de passeio??? Ainda da tempo de ir nessas ferias hein? É pertinho... Ah, se voce já passou por la, contem aqui pra gente o que achou! Beijos e mais Beijos! 📷

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page